Área
Motora
Chapéu ao
alto
Objetivos: desenvolver agilidade, atenção,
prontidão de reação e coordenação motora.
Formação: alunos em circulo.
Material: Chapéu
Desenvolvimento: um participante comandara a
brincadeira. Os alunos obedecem a comando deste líder que dará ordens, tais
como: bater palmas, rir, chorar, girar, coçar a cabeça etc. em um dado momento
ele jogara um chapéu ao alto. Os alunos continuam obedecendo às ordens do
líder, enquanto o chapéu não trocar o chão. No instante em que o chapéu cair no
chão todos devem parar com os movimentos que estavam executando. Aquele dentre
os participantes que continuar com os movimentos sai da brincadeira.
Área
Percepto Cognitivo
SIGA O
CHEFE:
Objetivo:Percepções visuais e de espaço,
obedecer ordens, identificação, movimentos coordenados, aprendizagem.
Formação: As crianças dispõem - se em colunas
um por um atrás do professor, o “chefe”.
Material: Brinquedos, objetos diversificados,
giz, lápis de cor, folhas (sulfite, jornal), etc.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o grupo põe-se a
acompanhar o chefe, que caminha realizando evoluções variadas (andar em
círculo; progredir em caracol; pôr-se de costas; saltar; pular um banco,
ou obstáculo; gesticular; etc.). Quando a criança deixar de imitá-lo pagará
prenda, indo ocupar o último da coluna.
OBSERVAÇÃO: Esta brincadeira pode ser
utilizada na arrumação da sala após o período de jogos. O “chefe” colocará no
lugar a sua cadeira e apanhará um papel no chão, limpará a mesa, movimentos a
serem imitados pelas crianças.
Área da
linguagem
Complete a
frase
Objetivo: Trabalhar oralmente as
palavras, despertando a atenção, a criatividade e iniciativa.
Formação: Alunos dispostos em círculo.
Material: Nenhum
Desenvolvimento: O professor deve dizer uma
frase qualquer. O participante seguinte deverá dizer a ultima palavras que o
participante anterior falou e completar a frase. Ex.: Maria comeu
manga; a manga é muito saborosa. Saborosa também é a laranja. A
brincadeira prossegue, aumentando as frases até alguém errar, quando então se
reinicia com nova frase.
Possibilidade: Estruturar a brincadeira sob forma de
musical (Ex: passar uma musica e pedir que a repitam sob forma de movimentos e/
ou expressões, sons, ou pedir que criem historias)
Ex.: OPERÁRIOS SILENCIOSOS:
Formação: Crianças em semi círculo.
Desenvolvimento: O professor dirá: “Operários
Silenciosos, eu tenho um martelo, o que se faz com ele?” As crianças deverão
imitar o bater do martelo. As que se enganarem ou fizerem outro movimento serão
retiradas do jogo provisoriamente, até a próxima substituição. Em seguida
nomear outros utensílios: serrote, tesoura, agulha, caneta, machado, pá,
enxada, etc. cujos manejos deverão ser imitados pelas crianças.
Área de
socialização
Dança do
Jornal
Objetivos: Estimular a sociabilização, a
expressão corporal e a percepção espacial
Formação: Alunos dispostos em pares
Material: folha de jornal, aparelho de som, CD
ou fita cassete.
Desenvolvimento: A um sinal do professor,
deverão dançar (se movimentar) ao som de uma música sobre uma folha de jornal
sem rasgá-la ou sair fora dela. Os pares que saírem ou rasgarem a folha de
jornal vão saindo da brincadeira.
Os vencedores são os pares que não
saírem de cima do papel nem rasgarem a folha do jornal.
Pode-se alternar a brincadeira,
alternando entre diferentes ritmos musicais, mais rápidos, mais lentos, que
exijam a execução de passos específicos etc.
Imagem e esquema corporal
Lateralidade
Choque
Objetivos: Estimular a atenção,
concentração, pronta reação, espírito de equipe e lateralidade.
Formação: Alunos em circulo, de mãos
dadas.
Material: Nenhum
Desenvolvimento: Devemos, primeiramente,
executar esta brincadeira de olhos abertos e depois de olhos fechados. Somente
o professor poderá ficar de olhos abertos. O professor inicia a brincadeira
apertando uma das mãos do aluno que estiver sentado ao seu lado direito ou
esquerdo, de acordo com sua escolha. Este aperto de mão é chamado na
brincadeira de “ CHOQUE”. O choque percorrerá a roda toda, o aluno que levar o
choque e não apertar em seguida a mão do colega passando o choque, ou
simplesmente distrair-se na brincadeira, pagará uma prenda (sendo de livre
escolha/ fazer algo/ ou sair da brincadeira até que o jogo acabe restando
apenas dois/ possibilidade de se fazer em grupo)
Estruturação
e Organização Temporal
Acorda
gatinho!
Objetivos: estimular a rapidez de reação,
atenção, percepção visual, audição, estruturação espacial e temporal.
Formação: alunos em circulo com o “gato”
no centro.
Material: nenhum.
Desenvolvimento: os alunos formam um circulo,
tendo ao centro um colega ou uma colega que será o gato ou a gata. Aquele que
ficar no meio do circulo deverá fingir que esta dormindo, resistindo em
acordar. Os colegas, andando em circulo, tentarão acordar o gato. Para
acordá-lo, eles cantam assim:acordar gatinho(a), gatinho(a) manhoso(a), adaptando
a melodia a alguma canção popular que conheçam, ou criando uma melodia própria.
Quando o gatinho resolver de gato, tocando com uma das patas em alguém. O aluno
que for tocado pelo gato será o gato manhoso, na seqüência da brincadeira.
Estruturação
e Organização Espacial
Não
respondeu, vira estatua!
Objetivo: Estimular a concentração,
atenção, coordenação motora, estruturação espacial e temporal, percepção visual
e audição.
Formação: alunos dispostos em fila única
no fundo da sala, de frente para o professor.
Material: nenhum.
Desenvolvimento: cada aluno deve escolher o nome
de um animal, flor ou fruta, comunicando-o, em segredo, ao professor. O
professor, posicionando diante dos alunos, chamara um dentre os diversos nomes
de animais que lhe foram informados. O aluno, cujo animal tiver sido chamado,
deverá dar três passos à frente e dizer o seu nome. Caso o aluno demore a sair
do lugar ou se disser o nome do animal, flor ou fruta em vez do seu nome,
deverá ficar em posição de estatua. Permanecerá nesta posição ate que um
companheiro, que não conseguir responder adequadamente, tome o seu lugar. A
brincadeira termina quando todos os alunos forem chamados, ou quando não mais
se mostrarem interessados pela brincadeira.
Equilíbrio,
postura e tônus
Corrida da
maçã
Objetivos: desenvolver o equilíbrio,
concentração e espírito de equipe.
Formação: alunos sentados em suas carteiras,
arrumadas e colunas com numero igual de particiapantes.
Material: Maçãs.
Desenvolvimento: os últimos de cada coluna
recebem uma maçã. Ao sinal do professor, colocam a maçã em cima da cabeça,
levantam-se e caminham, da forma mais rápida possível, ate a 1ª carteira.
Durante este tempo, os demais passam a deslocar-se uma carteira pra trás, a fim
de deicar livre a da frente que deverá ser ocupada pelo “condutor”da maçã. A
maçã volta ao local de inicio, ou seja, ao final da coluna, e a brincadeira
recomeça.
Coordenação
dinâmica Manual/ Visual
Marionete
Objetivos: socializar, relaxar o corpo
tornando os movimentos mais livres, criativos e flexíveis.
Formação: Alunos dispostos em pares
Material: Nenhum
Desenvolvimento: Os alunos, cada um com seu par,
posicionam-se um em volta do outro. Um aluno será a marionete e o outro o
manipulador. O manipulador pega a marionete pelo braço ou pela cintura, de
acordo com o que achar melhor, e brinca com ela criando e inventando o movimento
típicos de marionete. Depois se invertem os papéis.
Pode-se incrementar a brincadeira,
selecionando alguns alunos para serem a comissão julgadora que atribuirá notas
ou pontos para a melhor dupla.
Possibilidade de criar outros
comandos que incentivem e trabalhem com movimentos coordenados, realizar
determinadas tarefas, etc.
Coordenação
Visomotora
Quebra -
cabeça!
Objetivo: Aumentar a interação entre as
crianças, trabalhar a coordenação visomotora, destreza manual, imaginação,
percepção visual.
Além do processo cognitivo, a troca de peças entre
as crianças na montagem do quebra-cabeça envolve-as em atividade cooperativa.
Nesse jogo elas descobrem que "abrir mão" de algumas coisas é o único
modo de continuar a brincadeira.
Faixa –
Etária: A partir de quatro anos.
Material: Papel Sulfite A4 com desenhos
para colorir, tesoura, lápis preto,
régua, lápis de cor ou giz de cera, folhas de Papel Almaço.
Desenvolvimento:
1.
Preparação dos desenhos:
Os desenhos são distribuídos um para cada criança.
Devem ter o mesmo tipo de papel, formato e tamanho. Procure separar por temas
como: animais, frutas, esportes ou profissões, e prepare diferentes desenhos
sobre cada assunto.
2. Divisão
em grupos:
Divida a
classe em grupos iguais e distribua os desenhos, oferecendo um tema para cada
grupo. Peça para os alunos colorirem as figuras.
3. Formando
o Quebra - Cabeça:
Terminada a pintura, reúna os desenhos de cada
grupo em pilhas separadas. Sobreponha os cinco do mesmo tema, já coloridos, e
recorte a pilha de papéis de uma vez para que tenham cortes idênticos. Uma
tesoura e régua para dividir a pilha de folhas em seis pedaços, por exemplo.
4. À Hora das Trocas:
A seguir, misture as peças recortadas de cada grupo
e coloque seis delas dentro de uma folha dupla de papel almaço, entregando a
cada criança um conjunto. O aluno tentará, então, montar um desenho inteiro
sobre a folha de almaço, protegendo-o da visão dos colegas. Ele logo vai
perceber que tem figuras misturadas. Assim, a criança que tiver duas peças de
um mesmo objeto deverá conservá-las em seu poder e oferecer a outro jogador uma
peça que não lhe sirva, para trocá-la por uma do desenho que pretende
completar.
Se o colega tiver a peça desejada, a troca é feita
e a criança que acertou continua pedindo peças às outras. Se errar, passa a vez
para o colega que não tinha a peça pedida, e assim sucessivamente, até que as
imagens se completem. Será vencedor o grupo que conseguir montar primeiro seus
cinco quebra- cabeças. Durante o jogo os alunos desenvolvem artimanhas de
negociação, aprendem o valor das trocas e do trabalho em conjunto.
Dicas:
· No caso de
duas crianças desejarem completar o mesmo desenho, o professor deve aguardar
que o impasse seja resolvido entre elas, só interferindo se realmente for
necessário.
Respiração
Dinâmica
Objetivo: trabalhar a respiração,
coordenação, esforço do movimento de respiração, bem-estar.
Formação: livre
Material: Diversificado; musicas, bola,
etc.
Desenvolvimento: criação de brincadeiras que
trabalhem o sistema respiratório da criança. Mediante exercícios de respiração,
trabalhos que enfatizem o movimento.
Ex1: CUIDADO COM O
MICO:
Material: 2 bolas iguais, tendo uma delas
determinada marca, para indicar que representa o “mico”
Formação: As crianças em círculo, ficando
duas delas (bem distantes uma da outra), de pose da bola.
Desenvolvimento: Ao sinal de início cada criança
que tem a bola joga-a ao próprio vizinho (da esquerda) o qual faz depressa o
mesmo em relação ao companheiro seguinte, assim por diante. As bolas são
passadas rapidamente em volta do círculo tendo os jogadores por objetivo fazer
com que uma alcance a outra, isto é, o “mico” seja apanhado. Mas cada qual deve
evitar que tal aconteça em suas mãos, passando as bolas adiante o mais rápido
possível. Quem deixa cair a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar
para daí continuar. Cada vez que o “mico” é apanhado, interrompe o jogo, sendo
excluído o jogador em cujas mãos elas estiverem, e as bolas devolvidas
novamente aos jogadores.
Ex2: Oficina de Musica
Formação: crianças sentadas em circulo na
sala.
Material: musicas, sons, radio
Desenvolvimento: Começa a musica e as crianças
começam a cantar, ou mesmo imitar diferentes sons, fazer técnicas vocais de
locução.
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