sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sugestões pedagógicas: Deficiência Intelectual


A criança com deficiência intelectual, assim como qualquer criança, deve pertencer ao ambiente escolar. A escola deve proporcionar a esta uma educação voltada as suas habilidade e não exaltar as suas dificuldades. Sabemos que para seu aprendizado se concretizar deveremos dar a ela um "tempo maior" oferecendo atividades ricas e que o levem a construir seu conhecimento. Segundo Vygotsky, as leis que regem o desenvolvimento da pessoa com deficiência mental são as mesmas que regem o desenvolvimento das demais pessoas. Aspecto este também presente nos processos educacionais (VYGOSTKY, 1997, 2003). Para ele, a criança cujo desenvolvimento foi comprometido por alguma deficiência, não é menos desenvolvida do que as crianças ‘normais’, porém é uma criança que se desenvolve de outra maneira.

As atividades propostas terão que partir de seu conhecimento para a construção de novos conceitos. Mas, muitas vezes a criança com DI não conhece “si mesma” não sabe distinguir suas características físicas e emocionais, não discrimina suas preferências. Pensando neste pressuposto devemos, a priori, oferecer atividades que favoreçam o conhecimento pessoal.


ATIVIDADE 1- CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS



APÓS OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS NUMERE AQUELAS RELACIONADAS A VOCÊ.( O aluno deverá escolher as características que ele julga possuir, numerá-las e escrever as características).
AGORA EXPLIQUE PORQUE ESCOLHEU AS CARACTERÍSTICAS ACIMA.(O aluno deverá justificar suas escolhas)



ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS FÍSICAS


ATIVIDADE 3 - PREFERÊNCIAS



*Lembrando que as atividades propostas deverão ser iniciadas com um bom diálogo e pesquisa, buscando levar o aluno a conhecer seu histórico,características e preferências:
  • QUEM É VOCÊ?
  •   O QUE É CARACTERÍSTICA FISICA?
  • O QUE É CARACTERÍSTICA EMOCIONAL?
  •  COMO VOCÊ SE COMPORTA FRENTE A UM NOVO ACONTECIMENTO?
  •  QUAIS SUAS PREFERÊNCIAS?






3 comentários:

  1. Eugenia, parabéns por seu trabalho maravilhoso! Obrigada por suas postagens. Me são de grande ajuda. Sou professora em escola pública, tenho poucos alunos especias, mas também não tenho formação para trabalhos especializados. Faço com carinho tudo o que eu posso. Muito obrigada, seu trabalho me ajuda demais.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom... Sou Assistente Social e Trabalho com pessoas com Deficiência Intelectual, com certeza estarei aplicando estas atividades aos nossos assistidos.
    Grata
    Milka Maia / Campo Grande MS

    ResponderExcluir